Reunião da PJ da Província Eclesiástica de Pelotas




Pejoteir@s da Província Eclesiástica de Pelotas se reuniram no final do mês de Julho para partilhar as realidades e atividades da PJ nas Dioceses de Bagé , Rio Grande e da Arquidiocese de Pelotas, bem como organizar a reunião da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude  (CRPJ) que acontecerá em São Leopoldo, no Centro de Espiritualidade Padre Artur (CEPA) nos dias 6,7,8 e 9 de Setembro de 2012.
Estavam presentes: Luana Corrêa, Manoela Neutzling, Jéssica Oliveira e Victor Shiller de Pelotas; Cleverton Oliveira e Felipe da Fonseca de Rio Grande e Domingos Rodrigues de Bagé. 

CF 2013





Galera, foi divulgado oficialmente o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013. Neste ano em que nós como Igreja olhamos conjuntamente pra todo o trabalho de Evangelização da Juventude, também a CF nos convida a refletir o tema: Fraternidade e Juventude; e o lema: "Eis-me aqui, envia-me." (Is 6,8). 

Somos chamados a construir com carinho a CF 2013, pensando com seriedade todos os caminhos que envolvem o trabalho com a juventude, sua vida, suas angústias, suas alegrias, suas lutas. Em especial que nós como Pastoral da Juventude, façamos com que a CF ressoe em todos os nossos grupos, organizados em nossas comunidades.


Hino da CF 2013

1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio(Cf. Jr 1,5)
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Refr.: Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor, (Cf. Mt 5,6)
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. (Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13)
/:Eis-me aqui, envia-me, Senhor!:/ (Is 6,8)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados. (Cf. Mt 10,27)

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
(Cf. Jr 1,4-10; Mt 3,2; 19,11-27)

1ª Etapa do Na Contramão, na Paróquia São José



Pastoral da Juventude realiza 1ª etapa dos encontros "Na Contramão" na 

Paróquia São José do Fragata. Os encontros têm como objetivo formar jovens 

da Pastoral da Juventude para o protagonismo juvenil nas Comunidades 

Eclesiais de Base. Haverão mais três encontros, que culminarão com a missão 

jovem na CEB Divino Espírito Santo, na vila Carvalho. 

Frio do Sul e protagonismo juvenil na Formação da Micro Área de Canguçu


' O dia 08/07 foi um bonito dia, com o frio do sul acompanhado pela beleza da juventude. Aconteceu durante esse domingo o encontro de formação da JMJ na Área Pastoral de Canguçu (Canguçu, Morro Redondo, Colônia Maciel), que contou com a presença de dois municípios da área. Em torno de 35 jovens estiveram reunidos refletindo sobre a realidade da juventude, sobre a realidade local, sobre as questões de gênero, sobre as dores, angústias e alegrias dos jovens hoje, em vista da construção da Jornada Mundial da Juventude. Jornada, que já está acontecendo, por estarmos caminhando em processo onde a JMJ se torna um espaço de celebração da caminhada que os grupos fazem no dia-a-dia de doação pela construção do Reino. Assim o grande evento se justifica, tendo um antes, um durante, e um depois que propõe que os grupos (re)visitem a pessoa de Jesus Cristo, que leva ao comprometimento da vivência do Seu sonho, que também é nosso.
Agora os protagonistas multiplicadores da JMJ na Área Pastoral de Canguçu, foram os jovens que construíram um bonito domingo de sol, cheio de protagonismo juvenil.



O encontro contou com a assessoria do Setor Juventude, e também com a presença das Irmãs Franciscanas da Escola Nossa Senhora Aparecida, e dos padres Vilmar e Estevão, de Canguçu, e do padre Florêncio, de Morro Redondo.'

“O jovem é a força renovadora da Igreja”.


“O jovem é a força renovadora da Igreja”, sem dúvida uma das mais célebres frases do papa João Paulo II. O mesmo papa que institui a Jornada Mundial da Juventude, JMJ. São jovens dos quatro cantos da Terra que saem rumo ao Rio de Janeiro, para se encontrar com outros milhares de jovens e onde o sucessor de Pedro vem nos ver. Fazemos isso não por uma questão de marketing de nossa própria imagem, ou simplesmente por viajar. É uma coisa muito MAIOR.
Saber que um encontro de jovens católicos é um dos eventos mundiais que mais movimentam pessoas, sem dúvida, nos dá aquela sensação maravilhosa de que não estamos sozinhos nesse caminho. E um momento tão significativo assim merece uma preparação especial, pois, para mudarmos algo, temos que começar por nós mesmos.


Quantas vezes, em nossos grupos, paramos para refletir sobre a realidade das pessoas que frequentam nossa paróquia, comunidade... E sobre as pessoas que ficam de fora? Aquele nosso vizinho que não participa de nenhuma comunidade, nossos colegas de aula? O que será que os deixam distantes de Cristo?
A proposta da jornada é que nossos grupos sejam capazes de ‘abraçar’ o máximo possível de jovens e, como cristãos, isso é mais que nosso papel, é nosso dever, assim como, fazer um processo de vivencia, a partir de nossa realidade entendendo que a Jornada, já começou!
No espírito de preparar a juventude arquidiocesana de Pelotas, o Setor da Juventude vem organizando Encontros de formação nas Áreas e Micro Áreas Pastorais de nossa arquidiocese. Durante o encontro, através de dinâmicas de grupo e debates, nos foi possível observar melhor, tanto o interior, quanto o exterior de nossas paróquias, e também compreender o verdadeiro sentido da JMJ: abraçar os jovens de todo o mundo com o abraço da paz de Cristo e incluí-los em nossas vidas.
No nosso encontro, da micro área formada pelas paróquias Santo cura d’Ars, Senhor Ressuscitado, Santo Antônio e o Acamps Pelotas, essa missão ficou bem clara durante a dinâmica das vendas. Todos vendados, tentando alcançar os jovens a volta, sem perceber distinção de etnia, aparência, nível social... Simplesmente tentando alcançá-los por que eles precisam ser alcançados. 
Mas antes de alcançarmos os jovens, é preciso que olhemos a nós mesmos: como é a cruz que carregamos? Na dinâmica da construção da cruz, tivemos um momento de reflexão sobre nosso viver. E, agora não me lembro bem quem falou, comentaram que Jesus carregou a mais pesada das cruzes, e Ele, que é Deus, se permitiu ser ajudado a carregá-la algumas vezes. Por que nós não somos capazes de confiar no auxílio dos outros e do próprio Cristo?
Fechando nosso dia, uma missa passo a passo. Parece bobagem, mas muitos de nós ficamos comentando principalmente essa parte. Nesse gesto pudemos observar como os ritos da missa se assemelham as coisas do cotidiano. Como brincou o Pe Enéas, “É como quando recebemos uma visita.”. Só que essa visita que recebemos, veio para ficar.

Micro Área de Pelotas e Capão do Leão rumo a JMJ Rio 2013


 Reunidos no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida,
 entorno de 40 jovens representantes das paróquias Nossa Senhora Aparecida, São José,e Santa Tecla, 
foram motivados no último domingo, dia 1º a multiplicarem em suas paróquias
 os acontecimentos preparatórios à Jornada Mundial da Juventude, 
que acontecerá no Brasil.

O grande foco da reflexão está em que a Jornada só terá sentido, se for uma grande evangelização da juventude, que parte da missão e do protagonismo juvenil em todo Brasil. Por isso os jovens foram convidados a iniciar desde já a Jornada Mundial da Juventude, em sua paróquia, incentivando a participação da juventude na vida da Igreja e na vida da sociedade. Preparando-se para a acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Maria, os jovens são convidados a refletir as suas próprias cruzes, as cruzes da juventude da sua paróquia. Dentro dessa reflexão, são chamados também a torná-las sinais de ressurreição, através de ações que promovam a vida do povo, na luz do ressuscitado, em especial, de ações que promovam a vida dos jovens e dos pobres, lugares teológicos, e opções preferenciais da Igreja.Sabemos que o evento de julho de 2013 no Rio de Janeiro, tem sua grande importância, mas a Jornada Mundial da Juventude no Brasil já começou, e cada paróquia precisa fazer acontecer o protagonismo juvenil em sua realidade, de dentro da sua cultura.


por Frei Andrei Oss-Emer

Pejoteir@s, sejam bem vind@s!

Galera, esse espaço é NOSSO, pejoteir@s da Arquidiocese de Pelotas. Aqui encontramos notícias, falas, arquivos de nossos grupos. Vamos ajudar a construí-lo!


Nossa Cara!

Minha foto
É a ação dos jovens como Igreja, unidos e organizados a partir dos Grupos de Jovens. É a juventude evangelizando outros jovens em comunhão com toda a Igreja.

Eai?Tchê

Eai?Tchê
Acessa lá.